Design | Não use alinhamento centralizado

0
(vi aqui)

Você costuma centralizar todo texto que escreve? Considera o alinhamento centralizado chique, moderno e descolado? Quando vai fazer capas para trabalhos, currículos ou outros trabalhos de design, centraliza todo o texto, pois aposta nisso como diferencial diante de tantos trabalhos feitos alinhados à esquerda ou justificados?

Pois é, meu amigo, não é apenas no cartaz acima que o layout é feio. Se você usar espaçamento centralizado vai é ficar "feio" para sua imagem profissional. Isso mesmo! É com muito pesar que te digo, mas se você usa alinhamento centralizado em tudo:

 Você está fazendo isso errado!

Repare nas peças publicitárias de grandes empresas, na disposição dos textos nos sites da internet, nos outdoors bem feitos, na capa dos livros, nos flyers bonitos de festa... Enfim, quase NENHUMA peça de design bem feita usa o alinhamento centralizado, claro, existem exceções, mas é preciso estar muito ciente e entender muito bem o que está fazendo para conseguir construir um material sofisticado usando o texto centralizado.

Comece a justificar o texto de seus trabalhos à esquerda ou à direita e veja como seus layouts  ganharão uma cara mais profissional. Eu sei que é difícil se libertar e deixar o “centrão” de lado, mas experimente e se surpreenda com os resultados.

As teorias e práticas do design explicam porque o centrão é feio. A explicação na verdade é muito simples, o alinhamento à esquerda ou direita facilita a leitura, pois cria uma linha imaginária que guia os olhos do leitor 
quando ele tem que mudar de linha. 

Veja um exemplo feito aqui mesmo, no corpo do post.

1 – Divulgação utilizando texto centralizado:

Capacitação em Comunicação Digital

Como pequenas atitudes podem contribuir para o sucesso de seu empreendimento

Conheça histórias de pessoas que mudaram de vida ao apostar na comunicação digital como o diferencial do empreendimento e aprenda estratégias de como se comunicar em tempos de revolução das redes sociais.

2 – Divulgação utilizando texto alinhado à esquerda e alguns ensinamentos básicos de layout:

   Capacitação em Comunicação Digital 
'
    Como pequenas atitudes podem contribuir para o sucesso
    de seu empreendimento

    Conheça histórias de pessoas que mudaram de vida
    ao apostar na comunicação digital como o diferencial do
    empreendimento e aprenda estratégias de como se
    comunicar em tempos de revolução das redes sociais.

Percebeu?


No primeiro caso, o centralizado deixou o trabalho amador e sem graça. A falta de uma linha imaginária branca na vertical para guiar a leitura deixa o leitor cansado antes mesmo de começar a ler o texto.

Já no segundo exemplo, o contraste do título e o alinhamento à esquerda contribui para o entendimento da divulgação e guiam o leitor pelas informações da peça.

Em breve, postarei por aqui as explicações completas sobre design básico, que pode contribuir – e muito, na confecção de trabalhos visuais em geral. Todas essas explicações constam no livro "Design para quem não é designer", que é leitura básica sobre design gráfico – beeemm básica – mas que pode contribuir e muito para pequenos grandes erros de layout cometidos até mesmo por profissionais da área. Em breve, além do post inspirado no conteúdo do livro, farei uma resenha do mesmo.

Obs.: Essa regra vale para trabalhos com layouts livres. Trabalhos científicos são formatados de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Centralizado nunca mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário