Muito cuidado ao criar uma página no Facebook para seu negócio

0
(vi aqui)
Tem uma nova empresa ou um negócio já consolidado e deseja criar um site e uma página para sua empresa no Facebook ou em outras redes sociais? Você mesmo pretende construir as plataformas? 

Por favor, amigo, não faça isso! 

Acompanhe a listas dos “SEs” que explicam porque você não deve se aventurar como consultor de comunicação digital de sua própria empresa:

Se você não for um profissional de comunicação ou algum estudioso, ou mesmo curioso das redes sociais e da internet, não tente se arriscar a construir uma página para sua empresa.

Se for tentar, estude primeiro, faça treinamentos, fique por dentro das técnicas e planejamentos.  

Se não estiver disposto a estudar comunicação e marketing digital, contrate um profissional para construir os perfis on-line de sua empresa.

Se não quiser gastar dinheiro com isso, mantenha sua empresa off-line.

Se for projetar sua empresa na internet, faça isso de maneira profissional. Do contrário, seu empreendimento pode perder ponto com os clientes, ao invés de ganhar méritos. 

Explicamos melhor...

O título radical desde post objetiva alertar para algo que tenho reparado em pequenas empresas: A maioria dos negócios que criam um perfil social na internet não leva em conta nenhuma característica profissional de planejamento de comunicação. 

O problema começa pelo fato de que a maioria das pessoas que administram pequenas empresas criam perfis no Facebook para o empreendimento ao invés de página. Já falei sobre a diferença entre perfil e página aqui no blog, veja:

• Facebook para Empresas: Página ou Perfil?

PROBLEMAS

(vi aqui)
Quando o administrador do perfil da empresa no Facebook começa a atualizar a plataforma, muitas vezes não entende a diferença entre o padrão institucional do negócio e seu próprio perfil pessoal, com isso, mistura conteúdos institucionais com arquivos pessoais. O resultado é uma bagunça pouco profissional e que mancha a reputação da empresa ao invés de melhorar a captação e comunicação com os clientes. 

Outro erro grave que as pequenas empresas cometem ao ingressar na rede e principalmente no Facebook é fazer atualizações com erros de português. Cuidado! Erros de português em uma página que deveria ser profissional e institucional pode mostrar o descuido da empresa no relacionamento com o cliente e na captação de bons profissionais para atuarem no negócio.

Portanto, antes de decidir que seu negócio deve estar no Facebook, em um site ou em qualquer outra rede na internet, planeje muito bem como fazer. De preferência, contrate uma agência de comunicação digital ou profissionais qualificados para projetar a empresa na web. Se você mesmo quer realizar este processo, estude, faça treinamentos sobre comunicação e marketing digital e sobre planejamento de redes sociais. 

Fique atento, em breve postarei aqui os erros mais comuns cometidos por pequenas empresas na web e darei dicas de como e o que postar para seu negócio ter uma boa presença profissional na web.

Lembre-se: é o profissionalismo e a qualidade de seu negócio que estarão sendo testados e mostrados para o mundo inteiro.