Os ensinamentos da menina do Vale

0


Um livro instigante, simples e fácil de ler, mas que traz ensinamentos preciosos. Assim é o livro “A Menina do Vale”. Que traz diversos conceitos e ensinamentos sobre empreendedorismo. Antes mesmo de se começar a ler, a obra impressiona pela qualidade do planejamento gráfico e do cuidado com todos os detalhes. É um livro pequeno, que valoriza as cores e a diagramação “clean” no texto. 

Praticamente divido em tópicos, o livro tem o ato de empreender como tema principal, o subtítulo da obra resume o objetivo do livro “Como o empreendedorismo pode mudar sua vida”. A autora, uma jovem brasileira de apenas 26 anos que estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, e trabalhou em empresas como Google, Microsoft, Deutsche Bank e tornou-se referência de espírito empreendedor. 

Exatamente por ter conseguido ir tão longe mesmo sendo tão jovem, Bel Pesce decidiu compartilhar suas experiências e contribuir para que todos possam investir no empreendedorismo com confiança e dedicação. 

Alguns ensinamentos são de grande importância não apenas para nortear quem está inseguro com o ato de criar uma empresa, ou empreender em outros setores da vida, mas também para servir como motivadores dessa caminhada. Resumo aqui alguns dos conceitos que considerei mais importantes no livro.

Seja obcecado por conhecimento: A primeira frase que Bel diz no livro é que ela sempre foi obcecada por conhecimento. Bel aconselha, e concordo plenamente, que você também seja. Leia, estude, se dedique e aprenda a cada dia. Aprender constantemente é dica básica para qualquer pessoa que deseja construir uma carreira empreendedora. 

Não se preocupe com sua idade: No livro, Bel cita vários exemplos de que não existe idade para empreender e fazer bons negócios se tornarem realidade. 

Descubra quem te inspira: Se inspire em alguma pessoa que conseguiu construir uma carreira e uma vida de sucesso. Vale se inspirar no Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Sílvio Santos, seu pai, sua mãe, sua tia... Enfim, encontre pessoas que trabalharam com paixão e garra para transformar sonhos em realidade. 

Encontre suas paixões: Busque o que realmente te faz feliz, encontre o ramo de negócios que você acredita que pode mudar sua vida e causar impacto no mundo. 

Compartilhe suas dificuldades: Troque ideias, converse com profissionais experientes, esteja sempre pronto para aprender a todo o momento, mesmo numa simples conversa no ponto de ônibus. 

Humildade sempre: Seja humilde. Se você for um prepotente e mesquinho, dificilmente novas pessoas legais se aproximarão de você. 

Trabalhe bem em equipe: Escolha uma equipe bacana e trabalhe bem com ela e, principalmente, confie nela. 

Peça conselhos e construa um bom networking: Pedir conselhos para possíveis investidores pode ser uma ótima maneira de construir uma relação de networking tão importante que os investidores se interessarão pelo seu empreendimento. 

Aliás, networking é palavra chave no mundo corporativo. Tente conversar com pessoas que te inspiram ou que são referências, uma simples troca de e-mails pode criar um bom relacionamento de cooperação profissional mútua e ótimas oportunidades de crescer profissionalmente. 

Aprenda com seus erros: Você vai errar em sua jornada empreendedora, mas acostume-se a tirar o melhor proveito de seus erros e utilizá-los como fonte de aprendizado. 

Saia da zona de conforto: Levante-se e aja! Não fique apenas sonhando. Trabalhe, busque novas maneiras de aprender, de agir, de fazer acontecer. Trabalhe muito, durma pouco, seja apaixonado na ideia de fazer do impossível, possível. Impressione o mundo com sua iniciativa. 

- O que aprendi ensinando na FazINOVA

Enfim, o livro não se aprofunda em teorias sobre empreendedorismo, mas o que realmente vale a pena é ser uma obra inspiradora para jovens empreendedores. Bel Pesce mostra que é possível ser um líder jovem, é possível trabalhar em grandes empresas, é possível empreender e construir projetos de sucesso. 

O livro “A menina do Vale” foi lançado primeiramente on-line e devido ao sucesso foi lançado também na versão impressa. Clique aqui para fazer o download gratuito da versão digital do livro. 

Para saber mais, acesse o site do livro (aqui) ou a página do Facebook (aqui). Se quiser conhecer mais sobre Bel Pesce acesse aqui o perfil da Menina do Vale no Facebook ou aqui o site pessoal dela. 

FazINOVA

Bel Pesce voltou para o Brasil e lançou a FazINOVA, escola de empreendedorismo que objetiva reunir talentos e contribuir para construir um mundo melhor por meio da educação empreendedora.

O escritório da FazINOVA está localizado em São Paulo. No local, diversos cursos são oferecidos. Há também cursos on-line e gratuitos. Para conhecer todas as capacitações e saber mais sobre o projeto, acesse www.fazinova.com.br.




(vi a primeira foto aqui | Foto do livro: Divulgação)