Explicando o Marketing 3.0

0
O livro Marketing 3.0 do guru do marketing moderno, Philip Kotler, é um guia completo que explica como o Marketing vem evoluindo nos últimos anos para se tornar algo essencial para a consolidação e sucesso de uma empresa. 

Neste blog, temos vários posts que explicam o que é o Marketing 3.0 e de que maneiras ele influencia nossas vidas, as empresas em que trabalhamos e os produtos que compramos.

Para entendermos as diversas características do Marketing 3.0, é essencial conhecer os três elementos básicos do conceito explicado por Philip Kotler.  Mas antes, vale lembrar que:

O Marketing 1.0 é aquele em que o produto era o principal agente das ações de marketing, ou seja, o que era legal era falar que o produto tinha qualidade, que tinha preço e que era muito bacana.

No Marketing 2.0, o cliente é o mais importante, é preciso atingir o coração do consumidor, conquistá-lo pela emoção. Muitas empresas ainda praticam este tipo de Marketing, o resultado da maioria deles você pode conferir diariamente nos intervalos televisivos, principalmente, em campanhas voltadas para o público feminino, que é mais sensitivo e repara mais em ações que transmitem sentimentos.

Já o Marketing 3.0, é uma soma dos dois primeiros tipos de Marketing e de muitas outras características. Nele, as empresas devem conquistar o consumidor pela alma, para fazer isso, não basta apenas transmitir emoção, é necessário interagir com o consumidor tratando-o como um ser humano pleno, com necessidades reais, defeitos e personalidade individualista. Neste tipo de Marketing, é necessário transmitir valores bem mais abrangentes, como consciência ambiental, preocupação social e troca de impactos positivos no mundo.

Pois bem, em outras postagens explicarei melhor essas características. Para começar, percebam que esses conceitos se baseiam em três elementos básicos do Marketing 3.0, são eles:

O Marketing 3.0 é colaborativo:  as empresas que praticam esse tipo de Marketing querem mudar o mundo e vão precisar de diversos parceiros para fazer isso, como consumidores, parceiros de canal, colaboradores e investidores.

O segundo elemento básico do Marketing 3.0 é o fato dele ser cultural, ou seja, o Marketing 3.0 aborda preocupações globais e está atualizado com os problemas sociais relacionados aos negócios em que a empresa atua.

A terceira característica básica do Marketing 3.0 é que a sociedade criativa contribui diretamente na construção, disseminação e crescimento das ações organizacionais. Ou seja, atualmente as pessoas acreditam que as organizações podem contribuir com a autorrealização, portanto, as empresas devem pensar em realmente contribuir para melhorar a vida de seus consumidores. Este terceiro elemento é o principal fator de diferenciação do Marketing 3.0 de outros modelos.  


Vale lembrar que estes conceitos foram adaptados do livro Marketing 3.0 de Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. O livro pode ser adquirido aqui ou aqui.

Leia mais sobre o Marketing 3.0 em nossos posts:

- Marketing 3.0 ::: Comece arrumando a casa
- Marketing 3.0 ::: Engaje seus parceiros 

E aí, leitor, qual sua opinião sobre o Marketing 3.0? Comente! ;)