Marketing 3.0 | Engaje seus parceiros

0
Na última aula de pós-graduação que tivemos na PUC/Poços, construímos um plano de marketing para a empresa AVON. Dentre as ações a serem realizadas, propomos um trabalho de valorização e melhora no rendimento das consultoras.


O trabalho, embora fictício, mostra algo que é importante para os planejamentos de Marketing 3.0: A necessidade de se ter um bom relacionamento não apenas com os funcionários e clientes, mas também com seus parceiros de canal, ou seja, pessoas que contribuem indiretamente, mas de forma decisiva, para a venda de seu produto ou serviço.

No Marketing 3.0 é necessário que todos os seus stakeholders (pessoas que participam direta ou indiretamente de seu negócio) estejam engajados e entendam a missão, visão e valores da empresa. De nada adianta, por exemplo, ter funcionários e atendentes que amam trabalhar na instituição e adoram a marca, se os vendedores, os fornecedores e outros parceiros de canal não estiverem satisfeitos com a empresa e não entenderem os objetivos, metas e estratégias empresariais adotadas pela instituição.

. Explicando o Marketing 3.0
Facebook ::: Engajamento é melhor do que número de likes 

O conceito de comunicação integrada se aplica muito bem para exemplificar a importância de se ter um bom relacionamento com seus parceiros de canal. A comunicação da empresa deve ser eficiente no sentido de declarar e frisar para os parceiros quais são os valores institucionais da empresa, todos os níveis organizacionais internos e externos devem entender esta mensagem.

. Facebook para empresas: Página ou perfil?

Entendido os valores da instituição e, consequentemente, de que maneiras ela pode contribuir de maneira positiva, os parceiros verificarão se acreditam e compartilham daqueles valores. No caso de compartilhamento positivo de ideais, a parceria será mais estável e renderá mais benefícios para as duas partes.

Quando uma empresa define um conceito de preço justo, por exemplo, se os revendedores e fornecedores que acreditam na coerência deste preço, a empresa conseguirá vender os produtos e serviços em um valor mais competitivo.

Outra vantagem do compartilhamento de valores junto aos parceiros é que eles levarão de forma mais direta a história de sua marca para os consumidores, bem como a credibilidade e qualidade de seu empreendimento.

Parceiros de canal também podem ser a melhor maneira de transmitir os valores e qualidade de seu negócio para os clientes, já que muitas empresas não trabalham com vendas diretas, portanto, comece a pensar em seus parceiros como porta-vozes de tudo o que sua empresa vende, pensa e acredita.

Abraço e até a próxima! ;)

IMPORTANTE:
Em breve um curso on-line sobre Marketing 3.0 para empreendedores!  O curso será ministrado pelo jornalista e social media Renan Barbosa, autor do blog Midiologias e gestor de redes sociais do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Para garantir um desconto no curso, cadastre-se seu interesse clicando aqui