Marketing Pessoal | Livro: A Magia do Marketing Pessoal

0
Para os profissionais que consideram importante melhorar a postura profissional e tornar a imagem pessoal mais credível e influente, o livro “A Magia do Marketing Pessoal”, de Edmundo Vieira Cortez, é uma boa opção para melhor o conhecimento pessoal e interpessoal.


O livro é bem fácil e agradável de ler e escrito em formato de diálogo. Na obra, o mestre e o aprendiz conversam sobre maneiras de ser uma pessoa melhor e entender as características próprias da personalidade de cada indivíduo.

No início do livro, o autor oferece um diálogo que leva o leitor a pensar sobre seus valores e preferências e realizar a autocrítica e o autoconhecimento. Para teorizar os conhecimentos necessários para esta análise individual, o autor recorre a dogmas teológicos que para quem não é ateu são boas maneiras de pensar sobre si mesmo. Já para quem não acredita em um Ser superior e divino, a teoria pode soar metafórica demais. Como sou católico, para mim serviu muito bem, obrigado.


Em resumo, o autor afirma que Deus fez todos os seres humanos como “produtos” perfeitos, e o segredo para um bom Marketing Pessoal é saber “vender” esta perfeição.

Além das teorias baseadas em teologia, outro conhecimento que me fez refletir bastante foi as 5 emoções que os adultos sentem. O autor divide essas emoções em Pai Crítico, Pai Passivo, Criança Passiva, Criança Rebelde e Criança Livre. Elas explicam a postura que tomamos quando somos críticos, agressivos, enfurecidos, felizes, debochados ou indiferentes a um fato ou conversa.

No livro, também é possível aprender e conhecer a personalidade de cada tipo de pessoa. Ao entender e saber se você é Sinestésico, Visual ou Auditivo e também reconhecer que tipo de personalidade as outras pessoas têm, é possível se relacionar e entender melhor a “programação” de cada ser humano.


Esses conceitos e muitos outros, você poderá aprender no livro. Apesar da linguagem simples, coloquial e prático, é um excelente livro. :)