Marketing 3.0 | Comece arrumando a casa

0
Cada vez mais as empresas entendem que é preciso investir e buscar uma comunicação eficiente e integrada. Mas afinal, o que é uma comunicação integrada eficiente?

Na última aula que tivemos na pós na PUC/Poços, discutimos maneiras os procedimentos a serem adotados para a empresa ter uma comunicação eficaz e integrada. Dentre as etapas que consideramos importantes, a primeira delas é: comece arrumando a casa, ou seja, comece com uma comunicação eficiente com os funcionários e colaboradores da instituição.


Atualmente, os funcionários não trabalham mais em troca apenas de um bom salário, os colaboradores, na verdade, almejam algo maior e mais subjetivo do que apenas dinheiro, eles querem contribuir de fato para o crescimento e estruturação da empresa. Por isso, os funcionários devem ser tratados como peças fundamentais para a construção de uma imagem e marca institucional forte. Os colaboradores são os alicerces de uma comunicação eficaz e integrada.  

Neste post, novamente recorro à teoria do Marketing 3.0 para explicar que as empresas precisam causar impacto positivo na vida das pessoas. Inseridos nestas “pessoas” estão os colaboradores. Mas, afinal, o eles realmente querem?

O primeiro segredo para engajar os colaboradores e fazer com que eles simpatizem e entendam a missão da empresa é reconhecer a capacidade individual de cada funcionário. É preciso mostrar a cada colaborador que ele é importante, muito importante, para a estrutura organizacional e institucional da empresa. Os funcionários precisam de reconhecimento profissional, de incentivo a cada nova etapa conquistada ou produzida com características inovadoras.



Além de incentivar, é preciso ouvir. Os colaboradores das empresas atuais, principalmente, os jovens profissionais da Geração Y, têm necessidade de buscar sempre maneiras de inovar e melhorar procedimentos.

Portanto, antes de qualquer mudança ou expansão dos processos de marketing e comunicação de sua empresa, pergunte-se:

O que estou fazendo para melhorar a vida de meus colaboradores?

O que tenho feito para mostrar para eles que eles são essenciais para a empresa?

O que faço para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e dinâmico?

Que processos e paradigmas preciso melhorar para reter talentos e incentivar que o profissional contribua ao máximo com a expansão da empresa?

Se ele contribuir com ideias e ações realmente inovadores e eficazes, qual será a recompensa dele?

Arrume sua casa, sua empresa. A comunicação eficiente começará, de fato, quando o assunto do happy hour de sexta-feira for as conquistas realizadas na empresa durante a semana que resultaram em um “Parabéns” ou “Muito Obrigado”.

Obrigado e até a próxima. ;)

IMPORTANTE:
Em breve um curso on-line sobre Marketing 3.0 para empreendedores!  O curso será ministrado pelo jornalista e social media Renan Barbosa, autor do blog Midiologias e gestor de redes sociais do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Para garantir um desconto no curso, cadastre-se seu interesse clicando aqui