Visita ao escritório do LinkedIn Brasil

0
No dia 27 de agosto, fui recebido, junto com amigos comunicadores, no escritório do LinkedIn Brasil, em São Paulo. Logo que chegamos no prédio onde a empresa ocupa o 20º andar, já nos impressionamos com a tecnologia e a beleza do edifício. Subimos, chegamos.

Fomos muito bem recebidos com um cafezinho e apresentação aos representantes do setor de comunicação que nos receberam. Mais uma vez, nos impressionamos com a bela vista que o local proporciona, janelas panorâmicas revelam o Jockey Club e a beleza do Rio Pinheiros (sim, sem o cheiro de poluição, ele fica bonito lá de cima).


Ok. Belezas e imponências à parte, fomos convidados a assistir uma apresentação da empresa, na mesma sala do café (que era uma sala de reuniões. Sentamos e teve início a apresentação da plataforma LinkedIn. A partir daí, muito conteúdo interessante e respostas a todas as dúvidas que um social media pode ter sobre o site.

LinkedIn expande operação no Brasil e aponta outros atrativos na América Latina




Duas representantes do setor de comunicação do LinkedIn – Lívia e Fernanda Brunsizian, apresentaram tudo o que a plataforma oferece e de que maneiras o site contribui não só com os RHs, como muitos pensam, mas também com a estratégia de marketing das empresas e, claro, com a obtenção de informações profissionais relevantes.

Na apresentação, foi frisado que o LinkedIn não deve mais ser usado apenas como uma ferramenta para quem quer encontrar outro emprego, ou pelo setor de Recursos Humanos das empresas com o objetivo de contratar novos profissionais. Dados demonstram que, atualmente, o LinkedIn também é utilizado pelas empresas para fazer marketing, melhorar a comunicação com os funcionários e clientes e até mesmo como uma opção para substituir a intranet da empresa.

Para o profissional que cria um perfil na rede social, o mais interessante é seguir pessoas e empresas influentes e conseguir informações diárias e credíveis sobre o setor em que atua.

Alguns números interessantes sobre o LinkedIn:

- É uma das melhores redes para engajamento com profissionais

- 81% dizem que o LinkedIn é uma fonte confiável de informações para profissionais

- 41% dos integrantes do LinkedIn são proprietários de empresas ou altos executivos

- 83% são formadores de opinião

Com tantos profissionais importantes na rede, o LinkedIn é uma plataforma ótima para que as empresas divulguem produtos e serviços, principalmente, se o negócio utilizar vendas e comunicação B2B (Business to Business), por meio das Company Pages. (Páginas próprias das empresas na rede, como as fan pages no Facebook, mas bem mais complexas e com mais ferramentas úteis para vender, comunicar, comprar)

Pois é, para resumir, se você não tem um perfil no LinkedIn, faça e planeje corretamente como vai se apresentar profissionalmente. Se sua empresa ainda não está nesta rede, entre, pois esta plataforma veio para ficar e tende a crescer cada vez mais como ferramenta essencial na carreira profissional de todos que querem obter sucesso.
O escritório

Depois da apresentação sobre as ferramentas oferecidas pelo LinkedIn, fomos conhecer o restante do escritório da empresa. Claro, o local é muito legal. Um ambiente totalmente descontraído revela a política de comunicação da empresa, voltada à resultados e à valorização do profissional.

O expediente, além de ser totalmente flexível, permite home office. No entanto, o local de trabalho na sede da empresa é tão descontraído que nem deve dar vontade de trabalhar em casa. Mesas de trabalho com regulagem de altura, espaços com áreas de descanso para relaxar a qualquer hora, mesa de bilhar, X-Box 360, duas geladeiras cheias e decoração colorida fazem parte da rotina dos funcionários.

Enfim, foi mais um dia para aprender e entender um pouco mais sobre como será o futuro da comunicação corporativa, marketing digital e recrutamento de Recursos Humanos.


   Visita ao escritório do LinkedIn, em São Paulo
;)