Campus Party 2014 | Conhecimentos e histórias

0
Nos dias 31 e 1º de fevereiro participei do maior evento de tecnologia e cultura digital do mundo: a Campus Party.  Fui ao evento cadastrado como imprensa do Inatel (obrigado, Inatel, pelo apoio) para cobrir a participação dos alunos da instituição no evento e para assistir a conteúdos que possam contribuir com meu trabalho de social media e assessor de comunicação. Neste post, contarei um pouco os conhecimentos adquiridos no evento. ;)

CONQUISTANDO MAIS DO QUE LIKES 

Logo quando cheguei à Campus Party, assisti à minha primeira palestra no evento, ministrada pelo creative strategist do Facebook Brasil, Cristiano Dias. Com o título “Conquistando mais do que Likes”, Cristiano ressaltou a importância de se utilizar as ferramentas do Facebook para engajar novos clientes.


Palestra "Conquistando mais do que Likes, com Cristiano Dias,  do Facebook Brasil
O palestrante ressaltou que devido ao aumento do número de usuários e páginas cadastradas, o Facebook teve que reduzir drasticamente o alcance dos posts orgânicos, e a solução para fazer os conteúdos atingirem mais pessoas é promover (pagar) para o post ser melhor visualizado. Cristiano frisou que as empresas devem ver essa possibilidade como mais uma estratégia para segmentar posts e atingir mais clientes engajados. 

Ao final da apresentação, perguntei a ele como convencer as empresas a pagarem por campanhas no Facebook, que antes eram vistas como algo praticamente grátis. Ele explicou que cada dia novas páginas surgem – para comprovar a tendência, basta numerar a quantidade de convite para curtir novas páginas que se recebe em uma semana, por exemplo – portanto, o algoritmo do Facebook vai fazer a seleção de conteúdo que vai para o feed de forma cada vez mais criteriosa e excludente.

- Redução do alcance dos posts no Facebook: o que fazer?

Outra vantagem do post promovido apontada por Cristiano é que por meio de posts patrocinados é possível atingir novos públicos, além daqueles que já conhecem a marca. Mas atenção, o estrategista frisou bastante que é preciso segmentar corretamente os posts, para prospectar novos entusiastas da marca e obter melhores resultados e propagação da mensagem a ser transmitida para aqueles que tem o perfil de cliente da empresa, mas ainda não curtem a fanpage. 

Portanto, #ficaadica, é preciso investir em posts patrocinados para um melhor resultado e engajamento. ;)

EMPREENDEDORISMO 

Painel com CEOs de Startups de todas as regiões do Brasil
Uma novidade muito bacana nesta edição da Campus Party foi o espaço "Startup & Markers", instalada na área com entrada gratuita. Com a exposição de mais 150 startups pude visitar algumas e constatar o quanto o empreendedorismo está cada vez mais disseminado no país. Também assisti a um painel com as perspectivas para Startups no Brasil, que reuniu um empresário de cada região brasileira e mostrou que é possível empreender com sucesso em qualquer lugar do país. 

Profissionais de comunicação digital estão entre os mais requisitados para 2014
Um dos drones sobrevoando o evento 

DRONES 

A presença de Drones foi outro destaque da Campus Party. Em vários momentos, drones levando brindes sobrevoavam o evento. Esta, com certeza, em breve será mais uma tecnologia utilizada no marketing e em projetos audiovisuais. 

TRANSMÍDIA 

Na noite de sexta-feira, dia 31 de janeiro, assisti a uma palestra sobre o conceito de transmídia ministrada por um grupo de estudos, o Era Transmídia, que nasceu na ESPM e hoje é um grupo internacional. 

Na palestra, foi explicado o que é transmídia, que pelo que entendi, é a midiatização multiplataformas, multitelas e multimídia. O grupo tem diversos cases de sucesso de consultorias para empresas. 

Em uma campanha transmídia, a comunicação com o público-alvo se complementa em diversos veículos de mídia, como redes sociais, TV, quadrinhos, aplicativos móveis, etc. Enfim, transmídia vê o conceito multimídia de forma mais abrangente e serviu para explicar melhor toda a midiatização de quase tudo em campanhas de marketing que acabam se tornando sucessos de engajamento e interatividade. 

- Comunicação: o futuro já começou  

DIVERSÃO 

Além dos diversos conteúdos, diversão não faltou na Campus Party. No evento, fiz diversos downloads em uma conexão ultrarrápida, de 40 Gb, participei de um sarau suuuper animado na madrugada e bebi cerveja cappuccino gelado do Café 3 Corações à vontade. Foi tudo muito legal! :)