9 leis fundamentais do marketing

0
Este vídeo vai mudar sua forma de fazer marketing! Trata-se de um conteúdo onde o consultor Al Ries fala sobre as leis vencedoras do marketing. Com elas, você vai pode entender como algumas empresas se tornaram líderes globais no segmento em que atuam. 


O conteúdo é esclarecedor, pois além de explicar as teorias, o publicitário cita vários exemplos que validam as leis e mostram os resultados na prática. Neste texto, farei um resumo dos ensinamentos, mas recomendo fortemente que assistam o vídeo. 

As leis vencedoras do marketing: 

1 - Liderança  
Para que sua marca tenha sucesso no mercado, ela precisa simplesmente ser a mais conhecida e lembrada. Para isso, é necessário ser o primeiro em determinado setor, mercado ou produto. Quando você é o primeiro os clientes vão reconhecer sua credibilidade e qualidade. 

 #SE SUA MARCA FOR LÍDER EM ALGUMA CATEGORIA, ELA SERÁ A 1ª NA MENTE DO CONSUMIDOR#

2 - Categoria 
Quanto não se pode ser o primeiro, as marcas criam uma nova categoria para serem as primeiras, por meio de uma segmentação maior de um negócio ou nicho de mercado.  

#SÓ O QUE É NOVO CONSEGUE CHAMAR A ATENÇÃO#  

3 - Na mente das pessoas 
É melhor ser o primeiro na mente das pessoas do que ser o primeiro no mercado. Tenha um produto, empresa ou serviço com nomes fáceis de lembrar e invista em marketing para que as pessoas lembrem de sua marca. 

#SE QUISER TER GRANDE SUCESSO, NÃO SEJA SUTIL, ATAQUE!#

4 - Percepção  
Entenda como as pessoas veem sua empresa e invista nas características que os clientes já conhecem de sua marca. É preciso se encaixar àquilo que está na mente das pessoas. 

#A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES É A REALIDADE, TODO O RESTO É ILUSÃO# 

5 - Enfoque  
Seja dono de uma expressão ou slogan forte na mente das pessoas. Diminua o campo de atuação de seu negócio e enfoque em ter uma marca com utilidade e benefício bem definidos na mente das pessoas. Se sua empresa investir em muitos produtos, o mercado vai te ver apenas como mais um fabricante, e não como dono de uma marca única e especial.  

#VOCÊ NÃO REPRESENTARÁ NADA SE QUISER REPRESENTAR TUDO# 

6 - Dualidade 
Temos duas principais marcas para quase toda a variedade de produtos. Se a sua não é a primeira, trabalhe para ser a segunda mais conhecida.  

7 - Opostos  
Para ser a segunda marca mais conhecida, reconheça seu posicionamento na segunda posição e faça tudo oposto ao que a marca número um faz. Com isso, sua marca será uma alternativa e uma opção bem diferente, mas com a mesma qualidade e Market Share da marca mais lembrada.  

8- Extensão de linha 
Como já mencionado, quando se coloca diversos produtos no mercado, perde-se a identidade da marca.  Invista em poucos produtos com o mesmo nome, coloque nomes diferentes em variações de produtos/serviços e marcas diferentes. 

#QUANTO MAIS PRODUTOS E MARCAS A EMPRESA TEM, MENOS DINHEIRO ELA GANHARÁ#

9 - Sinceridade 
Honestidade é a melhor política! Algumas vezes as deficiências ou diferenciações da marca podem ser usadas como diferenciadores positivos. Seja sincero e mostre por que seu produto é diferente - alternativo - e por isso é bom.  

#ENFOQUE A PUBLICIDADE INICIAL EM UM ÚNICO PRODUTO#

Pois bem, são essas as leis mencionadas no vídeo. Destaco também uma frase/ideia mencionada por Al Ries que gostei bastante: 

#SE UMA EMPRESA QUISER TER SUCESSO HOJE EM DIA, AS RESPOSTAS ESTÃO NO MARKETING#

Para ver exemplos e entender melhor as leis, assista o vídeo: