A Apple e o Marketing

0
No dia 1º de abril, além de ser o famoso Dia da Mentira, também é aniversário da maior companhia do planeta, atualmente, a Apple. Para homenagear a empresa - da qual sou fã - decidi escrever este post falando um pouco sobre como a Maçã conseguiu além de inovar, ser um dos maiores exemplos atuais de eficiência no engajamento de clientes. 

Tudo começa, claro, pela visão aguçada de Steve Jobs sobre inovação, marketing e vendas. Jobs, sempre teve claro em sua mente que fazer simplesmente produtos era algo muito comum. Era preciso mais, era preciso criar sonhos e vender produtos para pessoas que queriam moldar suas vidas de forma diferente. 

Com isso, a Apple investiu principalmente em um dos conceitos mais inovadores e eficientes explorados  desde a fundação da empresa: a simplicidade dos produtos, sempre com foco na experiência dos usuários.  


Foi pensando em simplificar a tecnologia e torná-la cada vez mais acessível e fantástica para todos que a Apple inovou ao criar seus produtos fantásticos. Destaco principalmente o iPod e a evolução na maneira de comprar, ouvir e armazenar música. De repente, era possível comprar praticamente qualquer música pelo iTunes e guardá-la no bolso por meio do iPod. 

Se avançarmos um pouco mais nas inovações e chegarmos ao iPhone e iPad, veremos que a simplicidade e o foco na boa experiência da interação homem-máquina também foram o segredo dessas inovações.  

Enfim, mais uma vez, simplicidade e experiência são as principais lições que a Apple traz sobre marketing e inovação. É preciso criar empresas, produtos, serviços, campanhas de marketing, sempre com foco em mudar positivamente a vida do cliente. Com este foco, a Apple conseguiu mostrar que seus produtos são feitos para quem quer mudar o mundo. As palavras abaixo, proferidas por Steve para os funcionários da Apple, resumem bem a visão que transformou a Maçã na maior empresa do mundo: 

"Por fim, quero falar um pouco sobre a marca Apple e o que ela significa para muitos de nós... Acho que você ainda tem de pensar de modo diferente para comprar um computador Apple. Acho que as pessoas que o compram pensam de modo diferente. Elas são espíritos criativos desse mundo. São pessoas que querem não só realizar um trabalho, mas também mudar o mundo. E querem mudar o mundo usando todos os tipos de ferramentas incríveis que podem conseguir. Fazemos ferramentas para esse tipo de pessoas. Com esperança, o que vimos aqui hoje são alguns passos iniciais que dão a vocês alguma confiança de que nós também vamos pensar de modo diferente e vamos atender às pessoas que estão procurando nossos produtos deste o início. Muitas vezes, os outros acham que essas pessoas são malucas. Mas, nessa maluquice, vislumbramos a genialidade. São para essas pessoas que desenvolvemos ferramentas". (Steve Jobs)