Marketing digital: Tendências, futuro e oportunidade

0

Na sexta-feira, dia 11 de abril, participei da 1ª Mesa Redonda de Marketing Digital do Curso de Publicidade e Propaganda da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), em Pouso Alegre. Na ocasião, abri o evento com uma palestra sobre Redes Sociais (Social Media Marketing) e também participei da mesa de debate, junto com as parceiras,  Fabiana Gomes Almeida Calil, sócia-executiva da Opte Comunicação e publicitária Fábia Oliveira,  analista financeira da Mobly, empresa varejista online. Ambas também ministraram palestra no evento. 


Em minha apresentação, apontei as  tendências, oportunidades e desafios do mercado de Social Media Marketing na região do sul de Minas. Ressaltei que os profissionais de comunicação precisam sempre estar atualizados com as evoluções do marketing e da tecnologia para que consigam apresentar resultados positivos no trabalho e contribuir com a valorização, expansão e melhoria contínua deste segmento de mercado. 

Também mostrei alguns conceitos, como o Marketing de Conteúdo, que valoriza bons conteúdos sobre o mercado em que a empresa atua e promove estratégias a partir de informações relevantes para os clientes,  Marketing 3.0,  Branded Entertainment, etc. 

Logo depois, a publicitária Fabiana Gomes comentou sobre como a internet vai crescer nos próximos anos e ressaltou que os profissionais de comunicação e marketing precisam saber trabalhar com as evoluções tecnológicas. Fabiana também revelou dicas e procedimentos para que o site seja melhor visto nos resultados de busca do Google e, consequentemente, conquiste um grande número de acessos.


Já a publicitária Fábia Oliveira falou sobre e-commerce, empreendedorismo e logística. A profissional ressaltou que existem muitas dificuldades no gerenciamento de um e-commerce, mas este setor é um ótimo modelo de negócios para quem gosta de uma rotina agitada,  emocionante e empolgante.

Para encerrar as palestras, fiz uma entrevista em vídeo com o especialista em aplicativos do Inatel, Pedro Matuck, e transmitimos o conteúdo sobre produção de aplicativos para os futuros publicitários entenderem melhor a relação de trabalho entre programadores e designers

Na hora das perguntas, fui questionado pelo professor Jair Júnior sobre quais serão as oportunidades e desafios das empresas no futuro próximo em se tratando de comunicação e marketing. Respondo novamente a pergunta aqui com duas características futurísticas e antagônicas: as empresas precisam evoluir e estarem inseridas no cenário rápido e mutante das inovações tecnológicas, no entanto, é preciso também ser sustentável e, realmente, causar impacto positivo no mundo. Ou seja, nos próximos anos as instituições deverão utilizar o poder da comunicação digital para provar aos clientes que realmente a marca quer trazer benefícios sociais, econômicos e culturais. Neste contexto, o bom conteúdo também é essencial. 


E, apesar de algumas considerações sobre o mercado de trabalho regional, é certo que no setor de social media marketing o mercado de trabalho está crescendo e buscando profissionais qualificados. Um texto que publiquei no inicio do ano comprova este aquecimento do mercado: 



Enfim, a  1ª Mesa Redonda de Marketing Digital da Univásfoi muito bacana! Obrigado, mais uma vez a toda a organização do evento.

Fotos: Adriano Carvalho e Publicidade Univás