Empreendedorismo | A inovação é feita de detalhes

0
INOVAÇÃO, assim, em caixa alta, fica mais em evidência do que já está nos dias atuais. Vejo diversos textos, cursos, livros... sobre o tema, dizendo como as empresas podem ser inovadoras, como ser um profissional inovador nos dias atuais, etc.


Em meio a muitas informações sobre como inovar, percebi que a Inovação, assim, com letra maiúscula, bem executada, é feita de detalhes. São pequenas mudanças no modo de pensar, de agir e no caso das empresas, no modo de produzir e entregar produtos e serviços, que fazem a Inovação realmente acontecer.

A Apple é um exemplo que todos usam quando se fala em inovação. Fugindo aos cases da empresa e citando apenas o fundador da Maçã, lembremos que Steve Jobs valorizava a simplicidade, o clean, os detalhes sutis.

Muito além da Apple, os exemplos de grandes inovações que surgiram com pequenos detalhes são muitos. O gás foi o detalhe que criou o refrigerante mais consumido no mundo, a Coca-Cola, que antes era "apenas" um xarope. Um detalhe foi o que transformou o Google na gigante das pesquisas: a boa usabilidade dos usuários e a página clean, um outro detalhe também é responsável pela inovação mais esperada do Google nos últimos anos, o Google Glass. Que tal colocar o smartphone nos olhos dos usuários?

Um detalhe, produção em esteiras, inaugurou o fordismo e a produção industrial de carros em grande escala. E o que dizer do papelzinho amarelo com cola em cima? Pois é, foi a "colinha" na parte de cima de um pedaço de papel a responsável pela criação do Post-it, marca que hoje em dia vale 1 bilhão de dólares. Até mesmo o Viagra, surgiu de um pequeno detalhe: um efeito "colateral" de um remédio para tratar hipertensão.

- A importância da Missão, Visão e Valores nas estratégias de Marketing
- Inovação é palavra de ordem em empresas competitivas

Alguns dizem que certas inovações surgem por acidentes, ou por insights, mas, como mostrado acima, seja como for, um produto ou serviço inovador surge de um detalhe que faz toda a diferença. Mas, como aproveitar e saber buscar estes detalhes para alcançar a Inovação nas empresa e, principalmente, no marketing?

A solução para esta pergunta é simples e retórica: invista também em detalhes.

Um exemplo de detalhe que faz toda a diferença é a distribuição de brindes de bom gosto, tanto para potenciais clientes, quanto para clientes já engajados com sua marca ou empresa. Mais do que um valor agregado no objeto distribuído como brinde, apenas o ato de presentear traz para a pessoa que recebe o sentimento de que você, ou sua empresa, a valoriza, lembra dela. Mas cuidado, pense sempre no bom gosto também como um detalhe essencial no processo de inovação.

Uma vez me perguntam como criar relacionamento e engajamento com clientes de empresas prestadoras de serviço. A resposta também é um detalhe essencial, mas que faz toda a diferença: um bom relacionamento, humanizado e preocupado com a satisfação do cliente.

- O que aprendi ensinando na FazINOVA 

Pensar na satisfação do cliente te leva a um patamar de um atendimento de excelência, um atendimento mais humanizado. Na grande maioria de clientes engajados, o bom atendimento já é o detalhe suficiente para ele enxergar a sua empresa como preferida em meio à concorrência. Ou seja, ter processos de vendas e marketing humanizados, também são detalhem que levam à inovação.

- Profissionais de comunicação digital estão entre os mais requisitados para 2014 

E o mais importante, entregue produtos, serviços e atendimentos sempre com excelência, buscando o melhor para clientes e parceiros. Esta, a excelência na entrega, será sempre o detalhe fundamental do sucesso e o motor da Inovação. 

Até a próxima!