10 ensinamentos do livro A Menina do Vale 2

0
A Menina do Vale 2 - Seja um empreendedor responsável e saia na frenteEste é o título do novo livro da empreendedora Bel Pesce. Sair na frente foi realmente o que Bel fez ao lançar seu primeiro livro, A Menina do Vale, em 2012, que teve mais de 2 milhões de downloads na versão on-line e foi sucesso de vendas na versão impressa. 

Ao contar sua trajetória de sucesso que inclui se formar em vários cursos no MIT e trabalhar no Google e Microsoft, Bel preencheu uma lacuna no ensino de empreendedorismo no país: mostrar para os jovens que empreender é algo possível, alcançável por qualquer um que se dedique, trabalhe (e estude) muito e tenha muito foco e determinação.

A Menina do Vale 2 é a continuação do primeiro livro da autora e o terceiro livro escrito pela Bel, que no ano passado lançou o livro “Procuram-se Super Heróis”. Em A Menina do Vale 2, Bel novamente fala direto aos jovens empreendedores e àqueles que têm vontade de empreender mais ainda não iniciaram a empreitada. 


O livro é bem simples de ler e traz em tópicos-capítulos, conhecimentos importantes para todo empreendedor ou profissional que deseja ter sucesso no mercado de trabalho atual. O livro é ilustrado com cases da própria Bel, principalmente, imagens que remetem ao empreendimento que ela fundou no Brasil, a FazINOVA, escola de empreendedorismo onde ministrei o curso Marketing 3.0 para Empreendedores. (Segredo: segunda turma em breve


A Menina do Vale 2 foi lançado no sábado, dia 23 de agosto de 2014, durante a Bienal Internacional do livro de São Paulo. Eu estava na Bienal neste dia e fiz questão de ir comprar e autografar meu livro. Como cheguei cedo ao estande da editora Leya, acabei sendo o primeiro a receber o autógrafo deste novo livro. Com autógrafo, conversa divertida com a Bel e até #selfie, tratei logo de ler a publicação e enumero abaixo os 10 conhecimentos mais importantes do livro:

1 - Deixe os outros descobrirem os seus trunfos
Aprenda a escutar ao invés de ficar falando apenas sobre você! Demonstre interesse no que as outras pessoas falam e estabeleça um diálogo a partir do interesse verdadeiro no que a outra pessoa tem para falar. Suas experiências, cases de sucesso, habilidades vão aparecer naturalmente ao longo da conversa.

2 - Desperte a curiosidade das pessoas
Como empreendedor, saber encantar seus usuários com seus produtos e serviços é fundamental. Para isso, crie expectativas, histórias e instigue a curiosidade. Ressalte o poder de mudar vidas que seu empreendimento tem, mas não conte a história toda. Tenha sempre uma surpresa ou uma novidade para contar. Enfim, surpreenda! 

3 - Tenha uma mente aberta
Aprenda sempre mais, com tudo e todos. Não limite a possibilidade de adquirir conhecimentos. Free your mind! 

4 - Encontre pessoas que querem o seu sucesso
Esteja sempre perto de pessoas que torcem por você. Tenha mentores e escute-os sempre. Aprenda e ouça atentamente os conselhos de quem realmente deseja o melhor para você.

5 - Compartilhe o seu conhecimento 
Dividir é multiplicar! Compartilhe conhecimentos seus que possam ser importantes para outras pessoas. “O verdadeiro valor do conhecimento está nas pessoas que realmente aprendem como usá-lo”. Portanto, use e compartilhe.

6 - Seja faminto por aprender 
Todos os assuntos e experiências são importantes. Reúna aprendizados diariamente e busque novas maneiras de aprender. Não deixe para amanhã o que você pode aprender hoje! 

7- Confie em si mesmo
Você nunca será um bom líder, empreendedor ou profissional de sucesso se não confiar que é capaz. Confie, trabalhe muito, aprenda e faça acontecer.

8 - Aprenda a dizer não
Considero este capítulo um dos mais importantes do livro. Mais do que dizer não, o importante é sempre ter a responsabilidade de entregar o que prometeu ao dizer um “sim”. Se não vai entregar, não prometa. Diga logo um honesto e sincero “não”. 

9 - Conheça o seu diferencial
A tendência e a exigência do mercado de trabalho atual é que sejamos multidisciplinares e multimídia. Mas não há como ser excelente em tudo. Encontre seu diferencial, o que você mais entende ou gosta de fazer e invista nisso.
  
10 - A responsabilidade é sua
A responsabilidade pela sua carreira profissional, empresa e até mesmo a vida pessoal é e sempre vai ser sua. Aceite isso e corra atrás dos seus sonhos, projetos, sucesso. 

A Menina do Vale 2 | Download gratuito
Para saber mais e ler os conteúdos completos, baixe a versão on-line do livro que está disponível gratuitamente por meio do link www.ameninadovale.com. Junto com o livro, a Bel também lançou o projeto Legado, que prevê a visita da autora em todas as capitais do país para divulgar o livro e os conhecimentos descritos nele. Confira as datas aqui

Veja ao lado a foto do lançamento do livro. #Empreenda e até mais... ;)