Marketing Digital | Prefeitura de Curitiba e o sucesso nas Redes Sociais

0
A Prefeitura de Curitiba é uma das fan pages nacionais com maior engajamento e viralização de conteúdo. Mas qual o segredo para se fazer um trabalho de social media tão eficiente?

Esta semana, eu e a amiga jornalista Edna Motta estamos fazendo um trabalho de análise da fan page da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é apresentar os resultados em um trabalho da pós-graduação em Marketing Digital que cursamos na PUC/MG. Já sou fã da página há algum tempo, mas com a análise passei a olhar mais atentamente para os posts. Em meio ao estudo, percebi: estava me divertindo muito com o trabalho. Edna também comentou que estava sendo muito divertido fazer a análise da fan page. 

Percebi então que este era o segredo: o humor. Mas não um humor cansativo e pronto, o humor da Prefeitura de Curitiba é feito a partir do coloquialismo da linguagem utilizada, da desinstitucionalização de conteúdo, da humanização do discurso.

Paralelo à análise, li um artigo do diretor de internet e redes sociais da Prefeitura de Curitiba, Marcos Giovanella. No artigo, Marcos cita Philip Kotler, um dos maiores especialistas mundiais em Marketing e Zinan Guanaes, dono da Agência Africa, que relembram o fato de que a comunicação digital e as redes sociais mudaram totalmente o cenário do marketing e da publicidade.

Giovanella concorda e ressalta o fato de as empresas estarem ingressando neste tipo de comunicação, que ainda é muito pouco explorada. “Fato é que o mercado digital ainda é mal explorado por clientes e agências e ainda é pouco profissional. Isso é ruim? Não necessariamente.  Esse fato nos abre a porta e as janelas de um mundo “novo” a ser explorado, usado e abusado. Ele nos oferece a oportunidade de preparação e entendimento como nunca antes tivemos”, cita no artigo.

As palavras que o líder da fan page de Curitiba diz vão totalmente de acordo com o sucesso da fan page. É nítido que a página viu uma ótima oportunidade a ser explorada, uma excelente opção para levar o nome da prefeitura para todo o Brasil, captar novos turistas e confirmar o quão bacana a cidade é. 

Além das risadas com as postagens, ao ver os posts da página, os seguidores também sentem-se em uma conversa divertida com os amigos. Ao criar piadas internas, personagens, desinstitucionalizar a cultura local... a Prefeitura de Curitiba mostra que é simples se comunicar nas redes sociais. Basta focar mais no social, no humano. Além disso, mostram que é preciso haver diálogo nas redes, pois praticamente todos os comentários, dúvidas e perguntas são respondidos. Como disse, tudo se assemelha a uma boa – e engraçada - conversa com os amigos. Eu mesmo, aliás, tive uma conversinha bacana com eles... 


Valeuuu, prefs! ;)