Investir em mídias sociais de ser prioridade para novas empresas

0
A publicidade e a comunicação empresarial são cada vez mais mídia social! É o que aponta um relatório da BIA/Kelsey relativo ao terceiro trimestre de 2014. De acordo com o levantamento, 74,5% das Pequenas e Médias empresas preferem anunciar e promover suas marcas pelas redes sociais. 

O estudo divulgado hoje pela Proxxima mostra também que negócios menores destinam 21,4% do budget em mídia social, investimento maior do que em qualquer outra mídia. O Facebook é o canal mais utilizado pelas empresas (55,1%), seguido pelo LinkedIn (31%).

Outro dado interessante da pesquisa intitulada “Local Commerce Monitor” é a constante queda na utilização de publicidade impressa e outdoor, que ano passado representava 63% e este ano caiu para 59,3%. Resultado com certeza do aumento dos resultados mensuráveis permitidos com os investimentos no on-line.

Mas apesar do foco principal do investimento de algumas empresas ser em redes sociais, e os resultados serem 100% mensuráveis, as PMEs ainda não estão confiantes quanto ao retorno sobre investimento (ROI) desse meio. Apenas 26,2% das empresas avaliam o ROI como “excelente” ou “extraordinário”.

- Sua marca tem personalidade?
- Inovação Tecnológica cria jovens cada vez mais empreendedores

As empresas iniciantes e as Startups têm dado o exemplo, mas a mídia tradicional ainda é fonte de um investimento imensamente maior por parte das empresas de maior porte. Portanto, ainda há muito o que fazer e isso é ótimo para nós, profissionais de redes sociais. 

O principal ponto positivo é que está aumentando a consciência de que social media não é algo gratuito e fácil, pelo contrário, precisa de estratégia, profissionais qualificados e investimentos na geração de conteúdo relevante. Enfim, o futuro da publicidade é social, interativo, compartilhável, é barato mas pago, pequeno mas com possibilidade viral e, acima de tudo, humano e muito eficiente. ;)