5 tendências de social media marketing para os próximos anos

0


O que será (ou já está sendo) tendência nas redes sociais este ano? Atualmente, administro sete marcas nacionais nas mídias sociais e tenho percebido diversas mudanças e características interessantes, tanto em relação ao engajamento, como de resultados efetivos das campanhas.  Nos tópicos abaixo, enumero algumas observações:

1. A marca cada vez mais humana, com personalidade
A Prefeitura de Curitiba e o Pinguim do Ponto Frio são os exemplos mais citados, mas as marcas estão cada vez mais humanas, com personalidade. Com a evolução dos apps móveis de comunicação, principalmente o WhatsApp e pela própria característica de interação das mídias sociais, nos acostumamos a falar com pessoas reais. 

Os clientes querem literalmente conversar com a marca como se fosse com uma pessoa, um amigo próximo. Portanto, veremos cada vez mais emojis, emoticons... para dar expressão ao diálogo. A linguagem deve ser cada vez mais pessoal, coloquial e divertida, como em uma conversa com os amigos mesmo.

- Tendências globais de design e criatividde para 2015

2. O SAC é nas redes sociais 
O principal canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas será nas redes sociais. Cada vez mais os clientes querem perguntar e serem respondidos instantaneamente. Além de reclamações, dúvidas, elogios, os consumidores querem conversar com a empresa, bater um papo mesmo. É preciso cada vez mais melhorar estes canais e estar disponível 24 horas por dia para responder as mensagens. 

3. Mobilidade, mobilidade e mais mobilidade
A apropriação de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Viber para campanhas publicitárias tende a ser cada vez mais constante. As empresas ainda não sabem muito bem como o fazer, mas independente de assertivas ou não, teremos muitas campanhas utilizando estes recursos. A campanha WhatsCook da Hellmann's no ano passado foi apenas o começo. 

4. Gerar valor para gerar vendas
Storytelling é a tendência da vez. Contar histórias para gerar engajamento já foi uma estratégia muito, muito utilizada no ano passado, mas na maioria das vezes voltada para a construção de branding, valor de marca, geralmente com uma mensagem mais subjetiva da marca ou mesmo valorizando ações sociais e campanhas de utilidade pública. Com estas estratégias já amadurecidas e bastante utilizadas, passaremos a ter histórias e valores de marca utilizados especificamente para vender, com foco no produto. 

5. As mídias sociais/Marketing Digital estarão no planejamento estratégico das PMEs
Não dá mais para ignorar a importância de estar bem representado nas redes sociais. As grandes empresas já sabem disso, mas este ano será a vez da conscientização também das Pequenas e Médias Empresas, que erravam muito ao “tentar” estar nas redes sociais sem profissionalizar os perfis. Todos estão entendendo que o social media marketing deve ser feito por profissionais. A tendência é que cada vez mais as empresas iniciantes procurem ser relevantes na Internet, e passarão a procurar profissionais qualificados para isso. O resultado será diversas novas oportunidades para nós, profissionais de comunicação. 

Conclusão:
Teremos um ano surpreendente e excelente no cenário de comunicação digital. ;)