Porque o Silvio Santos entende muito mais de marketing que você

0
A revista Meio&Mensagem desta semana traz um anúncio de página inteira parabenizando a Rede Globo pelos 50 anos da emissora. Até aí tudo bem, o que surpreendeu todo mundo foi o remetente do anúncio: o SBT. Mais uma vez, o mestre Silvio Santos provou que sabe surpreender a opinião pública e é um ótimo estrategista de ações que viralizam na Internet.

Sempre vi o homem do Baú como um marqueteiro de primeira. Mais do que isso, como alguém que consegue enxergar e planejar como poucos os assuntos que vão dominar as conversas de bar, serão inseridas depois do comentário sobre o clima no ponto de ônibus (“Vai chover né?” ... “Você viu o que o Silvio Santos aprontou desta vez?”) e, principalmente, vão se disseminar muito, mas muito mesmo, na Internet. 


Há umas duas semanas eu estava comentando com todo mundo sobre a sacada de Silvio ao comentar sobre a Netflix – Ele elogiou os serviços da TV por streaming, indicou a assinatura e pediu um mês grátis! Como vocês acompanharam, a Netflix respondeu e Silvio ganhou uma assinatura vitalícia. Com o anúncio de parabéns para a Rede Globo, o senhor da TeleSena mais uma vez mandou muito bem. Mas como e que estratégias Silvio utiliza para ter “sacadas” tão simples e geniais?

Além de um dos maiores comunicadores do país, Silvio entende como e que caminhos um discurso percorre depois que é dito ou disseminado para alguns formadores de opinião – ou para muitos deles. Mais do que entender e fazer ações que serão altamente compartilháveis, Silvio entende que a era digital já passou e hoje em dia simplesmente tudo está integrado. 

A hashtag que o SBT adota mostra claramente este entendimento da emissora: #compartilhe. Veja que ela não diz “Compartilhe na Internet”. Apenas, compartilhe. Isso é o entendimento da era multimidiática (ou transmídia). Nada é dito, postado ou comentado hoje em dia apenas em uma plataforma. Para se fazer sucesso na Internet deve-se primeiro entender que tudo que acontece na Internet, além de repercutir nas redes sociais, blogs... deve também ganhar forma e ser comentado no ambiente off-line, por meio de conversas, de pessoas para pessoas.

No fim das contas é isso o mais importante e Silvio entende muito bem: A comunicação é feita para pessoas em um contexto social e cultural. Qualquer ação que altere um pouco os estereótipos, pode ser tornar viral na Internet e também na sociedade, ainda mais quando é dito por uma pessoa com tanta credibilidade e relevância como Silvio. Ele em si é uma construção social estabelecida na cultura brasileira. Portanto, basta ir um pouco contra os padrões e comportamentos que a própria sociedade espera que... bingo! Está feito o viral. 

No jornalismo chamamos de Agenda-Setting a capacidade que a mídia tem de pautar os assuntos que são conversados e discutidos pela sociedade. Silvio Santos consegue como poucos agendar a conversa em todas as plataformas e meios utilizados para comunicação humana, principalmente na Internet, e isso, é bem maior do que os telespectadores que assistiam seus programas para ver seus parentes no auditório, ou para acompanhar o sorteio da Tele Sena e o rodopiar do pião do Baú. Isso, meus amigos, é entender e ser, de fato, um comunicador na era pós-digital. Compartilhe! ;)