Novo logo do Google: Muito além do design

0

Google apresenta um novo logotipo, o que isso significa? Ao ver o novo logo do Google em meu perfil no LinkedIn, corri para pesquisar no... Google, se era isso mesmo. De cara, o Doodle me mostra uma animação com a transição para o logo novo (veja abaixo). Após assistir a animação com os detalhes do novo logotipo, pensei: O que significa este redesenho total do logo do Google?
Segundo a própria Google, o redesenho do design da marca após mais de 15 anos visa principalmente adequar o visual do logotipo da empresa ao uso mobile. Esta é a chave para nossa pergunta inicial: Mobile! 


Cada vez mais o visual de produtos, serviços, tipologias, logotipos, jornais, revistas, outdoors, sites... enfim, tudo que envolve design, caminha para a simplicidade, sobriedade e legibilidade. O novo logo do Google demonstra não apenas que a marca está se modernizando e se preparando para o futuro, mas deixa claro que já vivemos na era pós-internet. Em tempos de computadores, desktops e sites, fazia sentido buscar inspiração nos livros e apostar em layouts e tipologias que traziam a elegância dos materiais impressos para as telas e para a web, afinal, o período era de transição.

Ao substituirmos o computador pelo notebook, o notebook pelo tablet e o tablet pelo smartphone – sim, o mobile é o precursor desta mudança e não o tablet – finalizamos de vez a transição do off para o on-line móvel, mobile. Hoje sabemos quando queremos ler em livros impressos, no tablet, no Kindle ou nas telinhas nem tão pequenas assim, dos celulares. Ou seja, não é mais necessário buscar inspiração em nenhum cursinho de tipologia ou design feito na época de faculdade (Salve, Steve!) para diferenciar as características visuais e funcionais do ambiente on e do off-line. Sabemos muito bem quando estamos no on-line, e estamos o tempo todo nele. 

E, como já sabemos meio que inconscientemente, a cara do on-line é sem serifa, com letras fáceis de clicar com o touch, sóbrias e limpinhas, sem muitos rabiscos ou enfeites. O novo logotipo do Google, portanto, apenas confirma: Vivemos cada vez mais um ambiente on-line, com características diferentes, mas cada vez mais influenciando o off-line, ditando as tendências do dia a dia. Vejamos se os livros impressos a partir de agora ainda trarão fontes com serifa. Afinal, parece algo tão antigo, né?! Bonita mesmo é a fonte nova do Google! ;)