Facebook Marketing: Menos Pamonha, mais conteúdo

0


Nesta terça-feira, 9 de junho, o Facebook anunciou que vai começar a permitir anúncios com mais de 20% de texto na imagem. Antes, para fazer um anúncio ou post patrocinado no Facebook, a imagem do post não podia ter mais de 20% de texto. A medida é uma estratégia da mídia social para valorizar fotos e conteúdos interessantes.

Profissionais de social media de todo o mundo comemoraram a ação, ativistas contra os 20% lotaram a Paulista para comemorar – Mentira. Mas sim, a maioria dos gestores de conteúdos comemorou a medida. 


Porém, as marcas que exagerarem na quantidade de texto nas imagens vão ser penalizadas com redução na audiência do anúncio, algo que já acontece se o seu conteúdo for relativamente muito ruim ou irrelevante. 


Mas... Será mesmo que apostar no texto na imagem é uma boa opção? 


Não! 


O Facebook é um local de histórias. Histórias reais, de seus amigos, familiares, conhecidos... e também histórias de marcas! Todo mundo está dialogando “na real”, contando sobre sua vida, sobre a viagem bacana, a cerveja cara que está bebendo, ou o tédio que está sentindo. Independente da comunicação, tudo é real, de verdade, ou um recorde sobre o mundo naquele momento em que respondeu “No que está pensando?”. 


Por isso, escrever muito texto na imagem deixa o conteúdo artificial, sem vida, puramente comercial. E ninguém quer ver anúncio, todo mundo quer ver histórias. 


Aposte sempre em conteúdos relevantes para o seu público de relacionamento, não apenas os consumidores diretos, mas aqueles que gostam de você! O mais importante nas mídias sociais é interagir, bons conteúdos fecham mais vendas, mas apenas o relacionamento com seu lead – pessoas engajadas com sua marca ou produto – é que vai fazer o cliente ou potencial cliente fechar a venda. 


CLARO que vender é o foco. Mas você não vai fazer isso escrevendo milhões de palavras em uma imagem ou anunciando o seu produto como o vendedor de pamonhas da esquina. PAMONHA, PAMONHA, PAMONHA.

Produtos e branding

Nas mídias sociais, as pessoas compram os seus valores, o seu motivo de ser, a sua missão enquanto empresa e não apenas o produto. 

"Mas, não posso falar do produto?"


Não só pode como DEVE. Mas qual a história do seu produto? Qual o contexto? Qual imagem pode ajudar a compor um post interessante para a sua marca?


Um exemplo muito bacana é a fan page das Havaianas. TODO o conteúdo é mostrando os chinelos, mas em um contexto que envolve totalmente o posicionamento da marca: Todo mundo usa. Oras, se todo mundo usa, vamos mostrar o mundo abrangente do produto.





A página da cerveja Corona também foca muito no produto, mas sempre a cerveja na praia, ao pôr do sol, no início de um luau de tardezinha. Ou seja, o foco é o conceito do produto, o contexto, o lifestyle: praia. 

Outro exemplo, mas que fala menos de produto e é bastante conceitual é a fan page de Babymed, linha de pomadas e cosméticos para bebês. Mamães gostam muito de bebês – óbvio, então o posicionamento da marca, além de passar informações para as mamães é ressaltar a lindeza e fofura dos bebezinhos. Esse tipo de conteúdo em formato de anúncio no Facebook tem muito mais potencial viral, e não precisa de nenhum texto na imagem. 




E se você vende chocolate, o valor da sua marca vai ser chocolate, certo? SIM. A página da Cacau Show fala apenas sobre os chocolates da empresa, sem muitas firulas, frases de efeito ou histórias de valor. Chocolate já tem valor suficiente, então, vejam muito chocolate e se deliciem com nossas delícias. 



Enfim, o importante é criar engajamento por meio de conteúdos que sejam, de fato relevante, interessante ou engraçado para sua base de fãs. Falar do seu produto pode ser o mais interessante para seu público, ou então uma frase de efeito ou informações interessantes. 


Foque sempre em criar uma boa história e convide seus seguidores para “saborear” o seu conteúdo, todos os seus concorrentes estão fazendo isso, e todos os amigos do seu cliente, nas redes sociais, também concorrem pela atenção do cliente.


Lembrando que o Facebook liberou também fotos em 360º - veja abaixo. Mais uma forma de incentivar a criação de conteúdos incríveis. Bom trabalho! ;)  




Nenhum comentário:

Postar um comentário