Monopólio: o segredo das empresas globais

0


Esqueça a concorrência, foque em ser único no mercado que atua. Este é o segredo que grandes empresas como Google e Facebook utilizaram para alcançar o sucesso global.

Os segredos do sucesso dessas e outras corporações são explanados por Peter Thiel, fundador do Pay Pal no livro "De Zero a Um". Nele, o autor comenta e explica os principais erros das empresas atuais. O principal deles é tentar inovar para vencer a concorrência. Sim! Vencer a concorrência é um erro! 

A grande sacada está em criar seu próprio mercado, ou encontrar uma demanda nova. Assim, sua empresa simplesmente não terá concorrentes.

Thiel explica que a única forma de criar negócios realmente de alto impacto é investir na solução de problemas que não estão sendo explorados, resolver estes problemas e construir um plano de negócios monopolista.

O Google, por exemplo, além de democratizar as buscas on-line criou um sistema eficiente de rentabilização do problema resolvido por ele. Além de facilitar a navegação na web, com o formato de publicidade do AdWords, o Google criou o formato de rentabilização eficiente e monopolista. Só ele oferece o serviço e ganha com ele. Mas primeiro, a empresa precisou encontrar um mercado inexplorado, criar um modelo de negocios eficiente e de abrangência global.

Já pensou se a ideia do Google fosse atuar no mercado de mapas ou automobilismo? Estes negócios que também fazem parte do know-how da empresa, mas são apenas uma das formas da multinacional se manter competitiva, inovadora e de olho no mercado. A base do modelo de negócios do Google, continua sendo o AdWords. O monopólio dela neste segmento garante a continuidade do sucesso da empresa, e a dominação do serviço de buscas garante clientes suficiente para o negócio.

Mas afinal, como empresas como o Google, Facebook, Microsoft, Apple, entre outras conseguiram encontrar um mercado inexplorado e se tornarem líderes globais? Este já e assunto para outro post. Continue acompanhando o blog. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário